Financial Management
Autor: Vitória Franco • June 4, 2016 • Study Guide • 8,755 Words (36 Pages) • 961 Views
CAP 6
Risco é definido como uma exposição a uma perda ou injuria
o stand-alone risk é o risco que o investidor terá se tiver somente esse único ativo.
um portfólio de ações totalmente correlacionadas não diminui risco nenhum. Como sabemos que é impossível duas ações serem perfeitamente correlacionadas negativamente, então colocar portfólios sim diminue riscos, porem não o deixará =a zero.
Geralmente o risco de um portfólio diminue a cada nova ação que colocamos (já que nunca existirão ações totalmente correlacionadas
Quanto menor for a correlaçao positiva entre ações, menor será o risco em um portfólio grande
Quando penso em carteiras penso em covariância (padronizada pela correlacao)
A parte do risco de uma ação que pode ser eliminado se chama divesificavel, não sistematico (causado por fatores como marketign bom ou ruim, ganhar ou perder um contrato, e outros eventos que se relacionam com uma única firma), e a parte que não pode ser eliminada é o risco de mercado, sistematico ( causado por inflação, recessões, etc).
Entretanto, se os investidores estão tão preocupados com o risco de seus portfólios e não com o risco de cada ação sozinha, como o risco de uma ação individual deve ser medido¿
Uma resposta é dada pelo Capital Asset Pricing Model (CAPM), que é uma ferramenta importante para analisar a relação entre risco e taxa de retorno exigido de uma ação em uma carteira bem diversificada. Sua conclusão principal é que : o risco relevante de uma ação individual é a sua contribuição ao risco de um portfólio diversificado. Risco relevante: contribuição para o risco do portfólio (aquele que não pode ser diversificado, ou seja, o risco de mercado)
O risco relevante de uma ação individual é medido pelo coeficiente beta, que é definido pelo CAPM como o risco contribuido pela ação ao risco do portfólio. O risco relevante de uma ação individual é chamado de coeficiente beta. Quanto maior o desvio da ação e sua correlação com o mercado maior o beta, então mais risco ela trará para o portfólio, e menos efeito tem a diversificação. O beta mede a volatilidade que a ação tem em relação a volatilidade do mercado , se o beta é 1 a ação tem o mesmo risco que o mercado.
- O risco de uma ação consiste em dois pontos: market risk e diversifiable risk
- Diversiafiable risk pode ser eliminado pela diversificação, porem não o market risk, que é causado por movimentos gerais do mercado de açoes que afetam a grande maioria das empresas.O market risk é o único que interessa para o investidor racional, pq este eliminará o diversifiable risk.
- Investidores devem ser recompensados por apostarem nos riscos, quanto maior o risco, maior é a taxa requerida de retorno. Entretanto, essa compensação só pode ser requerida para aquele risco que não é eliminado na diversificação.
A taxa final de retorno esperada deve refletir somente o nondiversifiable risk. O beta é a medida mais relevante do risco de qualquer ação
O beta geralmente é calculado com dados históricos. Faz-se uma reta de regressão com o retorno da ação a versus o retorno do mercado. O coeficiente da reta de regressão é o beta.
O beta pode mudar qnd uma empresa muda a composição de seus débitos ou ativos, ou por fatores externos (aumento da competição), mas ele geralmente demora p mudar.
- Risco de um Título
- Risco Diversificável e Risco de Mercado
- Risco Diversificável pode ser Eliminado
- Risco de Mercado é o único Relevante
- Maior o Risco => Maior o Retorno Exigido
- Somente p/ o Risco que não pode ser Diversificável
- Risco Sistemático = Medido através do b
- Coeficiente Beta de A determina como esta ação afeta o Risco do Portfólio Diversificado => Beta é a medida mais Relevante de qualquer ação
fr
Taxa de retorno
Com um determinado beta, qual é a taxa de retorno que deve ser requerida pelos investidores para compensá-los do risco¿
...