Homem Vitruano
Autor: ftupo • March 3, 2016 • Study Guide • 548 Words (3 Pages) • 643 Views
Page 1 of 3
- O Renascimento é o movimento cultural italiano que procura recuperar o conhecimento da Antiguidade Greco-Romana, na diversidade das suas manifestações e a sua visão do mundo, tendo em conta o papel do Homem e a sua vida em sociedade.
- O Renascimento associa-se com o individualismo, o amoralismo e a totalidade do saber, surgindo a cultura ligada à personalidade e ao comportamento.
- A pintura Renascentista surge em Itália, durante o século XV, e gera um espírito renovado de ideais novos e forças criadoras.
- Os princípios baseiam-se na Antiguidade Clássica e na Idade Média.
- A busca pela precisão científica e pelo maior realismo cultivou muitos pintores renascentistas.
- Leonardo da Vinci nasceu a 15 de Abril de 1452 em Florença, Itália. E morreu a 2 de Maio de 1519, aos 67 anos, em Amboise, França.
- As suas principais pinturas foram a Mona Lisa, A ultima ceia, A virgem das Rochas e o Homem vitruviano.
- Algumas das características das pinturas de Leonardo da Vinci era o esquema piramidal (as figuram eram dispostas numa maior área próxima ao chão e quanto mais alto menor área ocupa), a variedade de gestos, sfumato (a passagem da luz para a sombra, realizada de maneira tão subtil que quase não é perceptível) e a prespetiva aérea (o modo de representar as cores consoante a distância).
- O Homem Vitruviano é uma famosa pintura que acompanhava as notas de da Vinci elaborada por volta do ano 1490, num dos seus diários. Foi escrito a lápis e a tinta sobre papel com 34x24.
- Descreve uma figura masculina nua e simultaneamente em duas posições sobrepostas com os braços inscritos num círculo e num quadrado.
- O Homem é baseado num livro de Vitrúvio em que ele descreve as proporções do corpo humano masculino, como por exemplo:
-um palmo é o comprimento de quatro dedos
-um pé é o comprimento de quatro palmos
-o comprimento máximo dos ombros é um quarto da altura
-o comprimento da mão é um décimo da altura
-o comprimento da orelha é um terço da face
-a distância entre o cotovelo e axila é um oitavo da altura
- Pode-se verificar que a combinação das posições dos braços e das pernas formam quatro posturas diferentes, isto ilustra o princípio que na mudança entre as duas posições, o centro aparente da figura parece se mover, mas de facto o umbigo da figura é o verdadeiro centro de gravidade, que permanece imóvel.
- Vitruvio já tinha tentado encaixar as proporções do corpo humano dentro da figura de um quadrado e um círculo, mas as suas tentativas ficaram imperfeitas. Foi apenas Leonardo que conseguiu encaixar corretamente.
- Esta pintura também é considerada como um símbolo da simetria básica do corpo humano e para o universo como um todo.
- Uma curiosidade é que a área total do círculo é igual à área total do quadrado.
- Em termos filosóficos, o círculo representa o símbolo da divindade e o quadrado símbolo da manifestação na matéria a partir da divindade. A integração do homem nestas figuras geométricas demonstra a relação do homem com o universo. A figura na posição dos braços abertos formam uma cruz latina, símbolo da verticalização do homem em busca do sagrado. Da forma como está representado forma uma estrela de cinco pontas, representando o homem e a sua relação com os quatro elemento (ar, fogo, terra e água)
...