Macroeconomy Case
Autor: anabfmiranda • March 19, 2014 • Essay • 273 Words (2 Pages) • 652 Views
Infraestrutura social e produto
A acumulação de capital físico e humano são as razões principais para um país te tornar rico. No entanto, duas questões permanecem:
1. Por que alguns países possuem mais capital do que outros? A princípio, porque os países que poupam e investem mais possuem mais capital.
2. Mas, por que alguns países poupam e investem mais do que outros? Vários macroeconomistas estão pesquisando as diferenças na infraestrutura social como uma resposta potencial para ambas as questões.
O povo está mais propenso a empresariar e a poupar e investir em países onde podem usufruir dos benefícios.
Tudo aquilo que contribui para tornar indivíduos e negócios produtivos faz parte de uma infraestrutura social (“instituições e políticas governamentais que determinam o ambiente econômico”).
Teoria do crescimento: nova versus antiga
Parte do entusiasmo com a nova teoria já desapareceu. Parece pouco verossímil que a taxa de crescimento no longo prazo esteja desvinculada da taxa de poupança.
O avanço intelectual de Paul Romer foi o de separar parcialmente os retornos privados do capital dos retornos sociais. A teoria do crescimento endógeno depende da noção de que existem substanciais retornos externos do capital. Se o capital for físico isso não faz sentido, mas e o papel do capital humano? Criar uma ideia custa caro, mas copiá-la não. Como a contribuição de novos conhecimentos é aproveitada apenas parcialmente pelo criador, podem haver consideráveis benefícios externos. Os economistas acreditam que o investimento em capital humano é a chave para o desenvolvimento do crescimento no longo prazo.
Modelo de crescimento endógeno mais desenvolvido (tá no livro que isso é opcional, mas
...