Meio Ambiente
Autor: Yen Cheng • April 29, 2016 • Essay • 389 Words (2 Pages) • 686 Views
Meio atmosférico – Poluição por veículos automotores: comparação das emissões dos diversos tipos de combustíveis utilizados.
Atualmente, os combustíveis mais utilizados para o funcionamento de veículos automotores são o óleo diesel, a gasolina e o etanol.
A primeira diferença entre esses três tipos de combustível está na diferença no motor que os utilizam. Quando a gasolina é usada, a combustão é feita por meio de velas e ela é incompleta, ou seja, emite CO (monóxido de carbono). Já o diesel, a combustão é com base em compressão elevada, e não por vela; porém, também é incompleta. E o álcool, por sua vez, permite uma combustão completa por velas, gerando CO2 (dióxido de carbono) e água, além de uma taxa de compressão alta. Isso é explicado pela origem desses combustíveis. A gasolina e o diesel são derivados do petróleo, e o etanol vem na maioria das vezes da destilação da cana.
A gasolina é o carburante mais utilizado nos motores endométricos, sendo uma mistura de hidrocarbonetos obtidos do petróleo bruto, através de processos como “craking” e destilação. Esses hidrocarbonetos são mais “leves” do que os que compõem o diesel, pois são formados por moléculas de menor cadeia carbônica. Além dos hidrocarbonetos e dos oxigenados, a gasolina contém compostos de enxofre, nitrogênio e compostos metálicos. É um líquido volátil e inflamável.
O diesel também é um combustível do petróleo, composto basicamente por hidrocarbonetos e baixas concentrações de enxofre, nitrogênio e oxigênio. É um produto inflamável, tóxico, volátil, límpido e isento de material em suspensão, com odor forte característico.
Vale observar que existe também o biodiesel, um combustível produzido por uma variedade de matérias-primas, dentre elas: óleos vegetais, gordura animal, óleo de fritura. Ele é obtido por meio de processos de transesterificação e craqueamento, sendo uma das vantagens em relação ao diesel o fato de não ser composto de enxofre e óxidos de nitrogênio.
O etanol (CH3CH2OH), também chamado de álcool etílico ou simplesmente álcool, é uma substância orgânica obtida da fermentação de açúcares, hidratação do etileno ou redução a acetaldeído.
...