AllFreePapers.com - All Free Papers and Essays for All Students
Search

Energia Nuclear

Autor:   •  October 28, 2016  •  Term Paper  •  2,326 Words (10 Pages)  •  593 Views

Page 1 of 10

ENERGIA NUCLEAR

SCHERER, Evandro I.¹; CANEPPELE, Jeferson W.2

¹ Acad. Engenharia Civil pelo Centro Universitário Univates, Brasil.

² Acad. Engenharia Civil pelo Centro Universitário Univates, Brasil.

RESUMO

 As preocupações com o aumento da demanda por energia elétrica, somado as discussões em relação a segurança e meio ambiente, tem se tornado um dilema mundial no que diz respeito ao futuro da geração de energia no mundo. Neste trabalho, procurou-se abordar os principais pontos a fim de obter uma posição mais clara em relação a viabilidade de investimento neste tipo de geração de energia no mundo

PALAVRAS CHAVE: Energia Nuclear, Custos, Meio Ambiente

  1. INTRODUÇÃO

A geração de energia no mundo está resumida, em sua grande maioria pelas fontes de energia tradicionais como água (pela energia potencial), petróleo, carvão mineral e gás natural. Dentre as fontes de geração de energia tem-se aquela gerada pela fissão nuclear (geralmente de átomos de Urânio).

O debate em torno do futuro da energia nuclear vem sendo cada vez mais discutido no mundo, principalmente na Europa e países como os Estados Unidos, sendo este último o maior gerador de energia nuclear no planeta.

Embora no Brasil a energia nuclear seja pouco utilizada, perdendo para hidrelétricas e termoelétricas, por exemplo, a energia nuclear corresponde a 17% do total de energia produzido no mundo.

A obtenção de energia a partir da fissão nuclear traz consigo uma cadeia complexa que vai desde a sua viabilidade, visto que elementos como o urânio nem sempre são encontrados em abundância, até o enriquecimento de urânio e a questão de segurança, que é preocupante nesse tipo de prática de geração de energia.

  1. DESENVOLVIMENTO
  1. Energia Nuclear no Mundo

Até agosto de 2008, as usinas nucleares em funcionamento no mundo somavam um total de 435 reatores distribuídos em 30 países, sendo sua grande maioria na Europa.

Embora a produção de energia elétrica no mundo se dê principalmente a partir do carvão, esta vem cedendo espaço nas ultimas décadas para outras fontes de energia, sendo a energia nuclear responsável por 16% da energia total mundial (FIGURA 1).

FIGURA 1. Divisão da produção de energia elétrica no mundo.

A França é o país com a maior dependência da energia nuclear com um pouco mais de 60% da eletricidade necessário para eles, vindas desse tipo de usina. A Lituânia (ex-república soviética) é o segundo lugar. Os Estados Unidos é o país com maior volume de produção. Na verdade, os norte-americanos tentam diminuir o passivo ambiental do primeiro lugar em emissão de gás carbônico no mundo com 6 trilhões de dióxido de carbono emitido. A Alemanha, que tem 26% da energia nuclear, vai no caminho oposto parando de investir na construção de novas usinas, apesar de investimentos em melhorias das existentes. O país com menor fatia de produção energética é a China, que, aliás, é segundo lugar em emissão de CO2 no mundo com 5 trilhões de toneladas por ano, como pode ser observado na TABELA 1.

...

Download as:   txt (15.8 Kb)   pdf (136.8 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continue for 9 more pages »