Caso Alpargatas
Autor: clarainf • March 13, 2016 • Case Study • 1,736 Words (7 Pages) • 636 Views
Caso Alpargatas
Tudo começa quando ela perde a Nike (FINAL DE 94), que corresponde a 25% da receita.
Teve um prejuízo de 23 mi.
Troca de comando: início de 97. Sai Bush e entra Tigre.
- Tigre conseguiu reerguer a empresa?
- Quais foram as medidas que ele tomou no primeiro ano?
- Para responder a pergunta 2, por onde começar? Precisamos ir direto no detalhe, que é a DRE.
- O que é importante analisar? Se ela tem lucro ou prejuízo, como está o caixa. Também olhar as vendas e as dividas → tudo o que tem relevância intrínseca e tudo o que muda muito (análise horizontal → pegar os números e calcular os percentuais)
Antes de qualquer coisa, calcular a porcentagem de quanto os valores mudaram. Isto esta na coluna 97/96 97/98 etc.
- Olhar o que é mais significativo → análise vertical
- O que é diferente do esperado?
O balanço mostra aonde ele mexeu na estrutura da empresa. As consequências aparecem no resultado (DRE). Para ver se uma empresa ta vendendo ou nao e ta tendo lucro, eh melhor olhar na DRE. Eh la que as coisas acontecem.
As acoes ocorrem mais no ativo. Eh mais útil começar observando o ativo: primeiro olhar para os números do geral para o particular na vertical. Fazer sempre uma abordagem geral e dedutiva como primeiro passo.
- Comecar pelo total do ativo (ativo total). → primeiro fazer a analise horizontal. Inicialmente o ativo caiu 11%. Primeira coisa é descobrir ONDE ele cortou esse 11%. A aplicação financeira nao responde a pergunta, pois ela subiu em 29% (por que isso ocorreu ja que o ativo esta sendo cortado?). O estoque caiu 33%. O imobilizado caiu 27%. O diferido (foi substituído pelo intangível com a adoção do padrão internacional→ vai ser considerado um ativo por agora, porem daqui anos se tornara uma despesa) diminuiu 41%.
Olhar o passivo: Fornecedores caiu 46%. ( se caiu estoque e fornecedores, quer dizer que diminuiu a compra). Financiamentos caiu 66% em curto prazo e aumentou 141% em longo prazo.
Analisar em 96 e 97 a diferença da variação dos financiamentos de curto e longo prazo. Em um total, em 96, o financiamento corresponde a 10%. Em 97, a 14%. Como o aumento de longo prazo foi maior, parece que a pessoa esta se endividando mais. Os salários a pagar caíram 60% (provavelmente estão demitindo muitas pessoas). Contas a pagar caiu 12%, MAS NAO FOI RELEVANTE. Eh so olhar a analise vertical e ver que a variação de ambos foi de 3%.
...